sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Complexo Viário Real Parque






Recentemente alguns funcionários da GET-5, foram convidados a visitar as obras do Complexo Viário Real Parque, obra gigantesca com os seus 138 metros de altura e duas pistas com 1.400 metros de comprimento conectadas por 144 cabos. Os cabos amarelos chamam a atenção de motoristas e passageiros em trânsito pela Marginal Pinheiros, todos saem do topo das torres em forma de X, para sustentar as duas pistas que parecem flutuar no espaço, são será um dos pontos mais altos da Cidade de São Paulo, apenas 25 metros a menos que o Edifício Itália. O método de sustentação por cabos (ESTAI), foi utilizado no Japão na Ponte Katsushika, concluída em 1986, que apresenta traçado em curva, porém com uma só pista, que também foram utilizados em uma ponte em Parma na Itália e em Montevidéu no Uruguai. Esta obra é a única no mundo com duas Pontes Estaiadas em curva, conectadas no mesmo mastro, que exigiu dos engenheiros cálculos diferentes para cada um dos cabos estais.



A data prevista para a inauguração do Complexo é abril de 2008, e a extensão da Av. Roberto Marinho até a Imigrantes para 2010.